segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O Cristão e o Orkut


Não é difícil estabelecer um padrão de comportamento no Orkut. Como já vimos anteriormente, a comunidade virtual é uma espécie de réplica do mundo real, com pessoas, ambientes, atitudes comportamentais e círculos sociais.
Logo, é possível, sim, que um cristão use o Orkut de uma maneira saudável que não a si mesmo e nem às pessoas que estão próximas de si.
Listamos abaixo seis dicas de comportamento que ajudarão o jovem cristão a portar-se adequadamente no Orkut ou em qualquer outra rede de relacionamentos semelhante.

O perfil de um cristão
Sites como o Orkut geralmente possibilitam a criação de um perfil, onde o usuário preencherá seus dados pessoais, hobbies, interesses, gostos, etc. Ao preencher seu perfil, um jovem cristão deve sempre preocupar-se em como aquelas palavras poderão mostrar sua convicção como Cristão. É comum encontrar em perfis de jovens cristãos, palavras que denotem um comportamento que não seria aceitável pelo mundo. Lembre-se: grande parte da comunidade virtual nunca o conhecerá pessoalmente, portanto, para estes, você é o que o seu perfil diz ser.

Suas comunidades refletem seu caráter.
É uma situação embaraçosa visitar o perfil de um cristão no orkut e descobrir que ele participa de comunidades que não refletem a Cristo. Evite sempre as comunidades ofensivas, que incentivem comportamentos problemáticos e que não seriam aceitos em sua comunidade cristã. Evite também aquelas do tipo "Eu odeio...", além de serem muitas vezes preconceituosas, elas transmitem uma imagem negativa de quem participa.

Cuidado com as amizades.
O conselho bíblico de 1 Coríntios 15:33 também vale para a internet. Pessoas mal-intencionadas estão em todos os lugares, inclusive no Orkut. Lembre-se sempre que as relações que você mantém formarão o seu caráter e a sua forma de pensar.

Informações confidenciais devem continuar confidenciais.
Tenha muito cuidado com o que você publica na internet. Nunca revele seu endereço, número de telefone ou outras informações confidenciais. O Orkut, em particular, permite que você mantenha algumas informações abertas apenas a seu círculo de amizades. Com essa ferramente você terá mais privacidade e, sem dúvidas, mais segurança.

Tenha sempre o testemunho Cristão como objetivo.
Tenha sempre em mente que você é observado a todo momento. Todos tem acesso a informações sobre sua vida, seus interesses e sobre sua maneira de pensar. Portanto, tudo testemunha sobre você: seu mural de recados, seu perfil, a escolha de suas comunidades. Cuide sempre para que Cristo possa ser refletido através da sua vida virtual. Seja o sal da terra e uma luz em seus relacionamentos.


Moderação sempre.
O excesso sempre acaba fazendo mal, de alguma forma. Controle-se, o orkut sempre estará ali à sua disposição, mas seus amigos, sua família e suas atividades diárias sempre precisam da atenção que só você pode dar. Existe vida além do Orkut.

Fonte: Universidade Cristã

Um comentário:

Anônimo disse...

A questão sobre comunidades...
O Cristão não precisa certamente odiar uma pessoa,mas sim objetos,como Santos, maquiagem , certas vestes,comidas,certos programasetc..
Entaum...isso não importa...
mas se tiver comunidades do gênero:Eu odeio tal pessoa...
ai é diferente.
É impossível isso acontecer se a pessoa for realmente fiel à Cristo!
E também,o individuo não precisa entrar em comunidades...se o perfil desse já indica que a pessoa é um cervo de Deus, é essa a minha opinião.
Pois eu tenho orkut,meu perfil fala sobre Deus,e ninguém nunca me falou nada sobre as minhas comunidaes
@